Jerônimo anuncia criação de Companhia Independente inédita e prevê 3 mil contratações para Polícia Civil
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reafirmou seu compromisso com a segurança pública durante discurso na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quarta-feira (5). Ele destacou a importância da articulação entre estados e governo federal no combate ao crime organizado e apresentou um balanço das ações do seu governo, com foco em investimentos, estruturação das forças de segurança e políticas de prevenção à violência.
Parceria com o governo federal no combate ao crime
Jerônimo ressaltou que a segurança pública, apesar de ser uma responsabilidade estadual, exige uma abordagem nacional e até internacional. Ele destacou o papel do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na integração de informações estratégicas, normatização do setor e disponibilização de recursos.
“Tive a oportunidade de expor minhas posições no Fórum Nacional de Governadores e fiz questão de afirmar que é necessário contar com o braço amigo do governo federal, impulsionando tanto medidas de inteligência e repressão ao crime organizado quanto iniciativas que promovam o direito da juventude e enfrentem a exclusão social”, afirmou o governador.
Investimentos em segurança e reforço no efetivo
Ao longo de seu discurso, Jerônimo detalhou os investimentos realizados nos últimos dois anos. Entre as principais ações, ele destacou:
Compra de armamentos, munições, viaturas e um helicóptero para reforçar a atuação policial.
Construção e inauguração de mais de 45 estruturas de segurança.
Contratação de 4.000 novos policiais e bombeiros em 2024, além da convocação de 1.300 reservistas.
Criação de 2.400 novos cargos na Polícia Civil, com previsão de mais 3.000 contratações para 2025.
Reestruturação das forças de segurança, com a criação de quatro novos Comandos Regionais da Polícia Militar e batalhões especializados, como a Ronda Escolar e o Batalhão Maria da Penha.
Além disso, o governador citou a criação da Companhia Independente de Mediação de Conflitos Agrários e Urbanos (CIMCAU), iniciativa inédita no Brasil voltada à prevenção de conflitos no campo e à proteção de comunidades tradicionais.
Tecnologia e inteligência contra a criminalidade
Jerônimo também enfatizou a importância do uso da tecnologia no combate ao crime. Ele destacou investimentos na Polícia Técnica e o fortalecimento de ferramentas como o reconhecimento facial e as câmeras corporais, que já começaram a ser implementadas no estado.
“Temos a obrigação de insistir que não há incompatibilidade entre uma política repressiva consistente e a adoção de medidas sociais ousadas, voltadas aos direitos humanos. Segurança pública e direitos humanos são duas faces da mesma moeda”, pontuou.
Programa Bahia pela Paz: prevenção como estratégia
O governador destacou ainda o lançamento do programa Bahia pela Paz, desenvolvido em parceria com o governo federal e o sistema de justiça. A iniciativa visa a prevenção da violência e a promoção de direitos, especialmente para jovens em situação de vulnerabilidade.
No último dia 28 de janeiro, foi inaugurado em Salvador o primeiro espaço do programa, chamado de “Coletivo”, que oferece acesso a políticas públicas de educação, cidadania e cultura para a juventude. Ainda neste mês de fevereiro, mais cinco unidades serão inauguradas, e até 2026, a Bahia contará com 24 centros desse tipo, com investimento total superior a R$ 70 milhões.
Comentários